Destination Wedding é uma tendência forte em casamentos. A expressão significa casar fora do local onde mora, no Brasil ou exterior. Parece uma oportunidade restrita à alta sociedade, mas não é bem assim.
A comunicadora digital Nathália Goulart, 29, duvidava que fosse possível, para ela, arcar com os custos de um Destination Wedding. Mas se surpreendeu quando pesquisou e orçou. Ela é moradora de Rondonópolis (MT) e casou em maio de 2018 em Punta Cana, na República Dominicana, na América Central. Mas se organizou com antecedência e em agosto de 2016 já estava com tudo planejado.
“Todo mundo que se programa consegue! Avisamos os convidados 2 anos antes. Amigos abraçaram o sonho, arcaram com os custos deles. Fizemos acordo com agência de viagens e conseguimos travar preço de hotel e passagens e parcelamos. Levei 40 pessoas”, conta.
O CEO da Cia Sinfônica, empresa mato-grossense com mais de 20 casamentos internacionais “na bagagem”, Eduardo Carvalho, observa que esta é uma tendência, principalmente no pós-pandemia. “As pessoas querem filtrar a quantidade de convidados, elegendo apenas os mais próximos e com maior intimidade. E esta é a melhor maneira de fazer isso e gerar uma nova experiência. Única, memorável. É quase um casamento em lua de mel coletiva. Todos se divertem demais”, destaca Eduardo.
Neste ano de 2023, a Cia Sinfônica tem três Destination marcados: Espanha, Portugal e Toscana na Itália. “Estamos prontos a realizar sonhos!”, afirma Carvalho.
Os destinos são ilimitados. O roteiro e as atrações podem ser personalizados de acordo com o gosto, orçamento e sonhos dos clientes. Os cenários são paradisíacos. Entre os mais procurados estão praias do Caribe, vinícolas da América do Sul e castelos na Europa.
O casamento da Nathália durou uma semana. Incluiu festa de boas-vindas, Luau, “cerimônia pé na areia” e balada na boate Coco Bongo, a mais tradicional do Caribe e maior de Punta Cana.
Sobre o elemento chave do seu casamento, ela não teve dúvidas em eleger a música.
“A música conversa muito com o momento, traz memória afetiva, sem isso não teria sido tão emocionante. Nas fotos, nos vídeos, está todo mundo chorando. O trabalho da Cia Sinfônica fez toda a diferença! Eles captaram a essência do que a gente queria e encaixaram no momento certo. Uma experiência para guardar na memória! Finalizaram nosso Luau com saxofone, foi incrível!”, conta.
No Destination Wedding é mais seguro levar os fornecedores na viagem para não ter imprevistos. Os fornecedores da Nathalia foram de MT. “Foi a melhor escolha! O custo foi bem menor que um casamento tradicional na minha cidade para 200 pessoas. Ainda quero a renovação de votos assim”, disse.