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PRONTO ATENDIMENTO

Tempo de espera é a principal queixa dos brasileiros, indica estudo

Alternativas ao atendimento hospitalar vêm ganhando força no país desde a pandemia

Notícias / Publicado em 22.junho.2023

O tempo de espera em um Pronto-Atendimento (PA) hospitalar é a principal reclamação dos pacientes brasileiros. De acordo com um levantamento realizado em 2022 pela empresa HFocus, as longas horas aguardando nos hospitais, sejam eles públicos ou privados, fazem com que as pessoas considerem terem vivido uma “má experiência”.

Segundo o estudo, quase 40% dos entrevistados reclamam do tempo de espera, enquanto 16% deles alegam que o tempo para serem atendidos é crucial para determinar que foram “mal atendidos”.

Além disso, a qualidade dos atendimentos interpessoais, desde a triagem até a equipe médica, também é apontada como “prejudicial” para a experiência de 13% dos entrevistados no estudo.

O levantamento ainda indica outros fatores relevantes para transformar a experiência dos pacientes em pesadelo: agilidade no atendimento, infraestrutura, agendamento de consultas e exames, orientação e procedimentos técnicos.

Neste contexto é que alternativas ao tradicional atendimento nos PA’s tomaram força no Brasil desde o início da pandemia. “Se antes da pandemia já havia um contexto de péssimos atendimentos e superlotação nos hospitais, imagine com a pandemia, que estes espaços passaram a ser evitados, principalmente por pessoas com comorbidades. É por isso que os atendimentos domiciliares voltaram a ganhar espaço”, aponta Mara Nasrala, diretora executiva da empresa Help Vida.

De acordo com uma outra pesquisa, esta do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), do início da pandemia até hoje, houve um aumento de 30% na prestação de serviços de saúde domiciliar.

Segundo o levantamento, estas pessoas procuram cuidados mais humanizados e especializados para procedimentos como curativos, medicações na veia, vacinas, além de cuidados e orientações variadas.

“Em nosso caso, implantamos o Help Já, um serviço de atendimento médico de urgência e emergência 24 horas e fruto de parceria com a empresa baiana Vitalmed. O serviço evita a ida até um Pronto Atendimento e, com isso, as longas esperas. Além disso, estamos falando de um serviço personalizado, seguro e ágil”, destaca Mara.