*Mara Nasrala
Você provavelmente conhece algum atleta de fim de semana ou, quem sabe, até mesmo possa ser um. Em uma definição informal, atletas de fim de semana poderiam ser definidos como pessoas que têm uma rotina de exercícios intensa (ou até mesmo amena) durante os fins de semana, mas não se dedicam ao esporte de forma regular.
Ainda que pareça interessante se exercitar, mesmo que em um curtíssimo espaço de tempo, e que uma atividade física seja benéfica para a saúde, é importante ter cuidados para evitar lesões e maximizar os benefícios.
Não é raro ouvir histórias – ou ser protagonista de alguma – em que tudo estava indo bem na corrida ou em uma partida informal de futebol durante o fim de semana quando uma lesão ou algum outro tipo de machucado chega como um balde de água fria.
Agora, imagine, o que era para ser um momento de lazer e de descontração entre amigos e familiares, se transformar em um pesadelo? Ao invés do churrasco e confraternização, acabar o fim de semana em um Pronto Atendimento não é exatamente o modelo ideal de fim de semana.
Dentre algumas alternativas indicadas para os atletas de fim de semana evitarem as lesões, as dicas são sempre um aquecimento adequado antes de qualquer atividade, fazer uma progressão gradual de atividades físicas, evitar exagerar nos exercícios logo “de primeira” e, claro, fazer o bom e velho alongamento.
Mas, caso nada disso tenha sido feito anteriormente, uma alternativa segura e eficaz pode ser o atendimento especializado via telemedicina ou até mesmo domiciliar. Desde 2022 em Cuiabá e Várzea Grande, o Help Já é um plano de atendimento emergencial imediato.
Dentre as possibilidades oferecidas estão, por exemplo, a telemedicina e o atendimento domiciliar especializado. No primeiro caso, um especialista fará o atendimento e escutará as queixas do paciente e apresentará possibilidades de tratamento.
Já no segundo caso, a equipe especializada irá até o local e fará o atendimento necessário, realizando procedimentos como suturas, curativos ou medicação. Em casos mais graves, a equipe também levará de ambulância o paciente até a unidade de saúde mais próxima ou até aquela que ele desejar.
É claro, nenhum atleta, seja ele de fim de semana ou rotineiro, deseja passar por um problema inesperado de saúde, ainda mais em casos em que tudo era para ser um divertimento. O ideal, sempre, é se informar, procurar profissionais da área e se exercitar de forma regular. Não deixe o que é para ser um divertimento se transformar em um pesadelo.
*Mara Nasrala é Diretora Executiva da Help Vida.