Frederico Parma*
O Grupo ZF sempre se destacou pela inovação.
E, nesta eleição, não foi diferente. Conseguimos emplacar dois deputados federais no mesmo pleito: o ex-comandante da PMMT Coronel Assis e a mulher que idealizou e lutou para aprovar uma lei em seu nome, Amália Barros. Dois outsiders da política, que nunca tiveram mandatos nem concorreram em outras eleições. Até onde eu sei, nenhuma empresa de comunicação conquistou este feito.
Podemos dizer que, como resultado, temos uma bancada na Câmara dos Deputados maior do que a do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro – que conseguiu apenas uma cadeira na Casa.
Ou dizer que, da bancada dos deputados federais de Mato Grosso, fizemos 25% das cadeiras.
Mas como conseguimos isso? Com planejamento e inteligência eleitoral.
Somos reconhecidos como um dos maiores grupos de comunicação do Centro-Oeste, com sedes em Mato Grosso e Goiás. E dentre nossas estratégias está o planejamento. Ao final de todo ano, planejamos as ações comerciais do grupo para o ano seguinte e, no segmento eleitoral, decidimos fazer algo que não tínhamos feito até então: focar apenas em campanhas de candidatos proporcionais – onde poderíamos ter maior possibilidade de aplicar a inteligência eleitoral.
As eleições majoritárias – eu já havia feito três – além de possuírem uma força de rádio e de TV que as proporcionais não têm, também caminhavam aqui no estado para praticamente uma vitória por W.O. de Mauro Mendes para o Governo e um grande favoritismo de Wellington Fagundes para o Senado, embalados pelo apoio do presidente Bolsonaro em um estado de maioria conservadora.
Ou seja, eleger proporcionais nos daria a possibilidade de aplicarmos um planejamento diferente, inovador, com inteligência para construir o posicionamento e personas com táticas digitais e de guerrilha.
E assim fizemos.
Definimos o posicionamento de cada um, montamos o funil de votos, as táticas digitais de tráfego e captação de leads, que resultaram em mais de 8 mil participantes em grupos de WhatsApp de um candidato e mais de 3 mil participantes nos grupos do outro.
Aplicamos também testes A/B, otimizamos as verbas de impulsionamento, melhoramos o CPM (Custo Por Mil) e tivemos um alcance total de mais de 30 milhões de pessoas para os dois candidatos – somente no Facebook e no Instagram, entre 16 de agosto e 1° de outubro.
Além disso, fizemos uma curadoria de conteúdo extremamente rica, que alcançou índices de retenção (visualização do tempo total dos vídeos) de até 70% do público total impactado.
Tudo pensado, testado, medido e definido. E, agora, com resultado comprovado.
Aos que pensam em concorrer às próximas eleições, fica a dica: planejem antes, façam primeiro, acreditem em quem conduz, valorizem quem faz. Esta foi a receita que emplacou dois Federais numa só tacada. Esta é a receita que pode emplacar outros nas próximas eleições.
Candidatos de 2024, o jogo mudou. E você, está dentro ou fora deste tabuleiro?
*Frederico Parma é planner eleitoral e sócio-diretor do Grupo ZF.