Contato Via

Sua marca sempre tem algo para contar.

DISCIPLINA E SEGURANÇA

Em Nova Xavantina, coronel Assis defende escolas Tiradentes e ampliação do modelo de ensino militar

Em menos de 5 meses, município já celebra transformação trazida pela Escola Militar

Notícias / Publicado em 07.julho.2022

Coronel Assis acompanhou o prefeito de Nova Xavantiva, João Bang (PSB) em visita à Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM Danner Maia Barbosa, e conheceu as melhorias que o modelo de educação militar já tem proporcionado ao município em menos de cinco meses de instalação. O pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil visitou outros municípios da região do Araguaia, passando por Barra do Garças e Campinápolis.

Com 530 alunos matriculados, a Escola Tiradentes em Nova Xavantina foi um pedido da comunidade para garantir que fossem combatidos os altos índices de violência que aconteciam no local.

“É um orgulho poder ver que a disciplina e valores cívicos são capazes de transformar uma realidade. Em Mato Grosso são mais de 11 mil alunos que estudam em Escolas Tiradentes que são administradas pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com melhorias que são percebidas pela comunidade escolar, familiares e, principalmente, os alunos. Esse é um modelo de educação que deve ser ampliado e fortalecido”, defende Coronel Assis, ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso.

A secretária da escola, Lindivalva Alves de Sousa, conta que antes da escola ter se transformado em militar, existiam muitos problemas. “Ligávamos para a polícia duas a três vezes por dia ou para o conselho tutelar, porque os alunos davam muitos problemas, com brigas, agressões e até drogas na escola. Depois que passou a ser escola militar nunca mais tivemos esses problemas. Está sendo uma grande vitória ter uma escola militar na nossa cidade. Está ajudando muito a sociedade”, relata.

O prefeito João Bang também avalia a importância da Escola Tiradentes para o município e agradeceu ao Coronel Assis por ter fomentado a transformação da escola estadual em uma escola militar, uma das últimas instalações feitas pelo Coronel no Comando Geral da PMMT.

“É de suma importância ver que a Educação precisa de melhores olhares e isso tem sido feito por meio do Coronel Assis quando destinou a escola Tiradentes para Nova Xavantina. E isso faz os pais e os alunos muito felizes. E isso faz o bem, porque educação está em primeiro lugar. Com a vinda da Escola militar melhorou a disciplina”, defende o prefeito.

Para o tenente-coronel Flávio Diniz, que é o diretor da Escola Tiradentes no município, o modelo escolar com disciplina e valores cívicos são fundamentais para formar cidadãos responsáveis.

“Escuto o relato de muitos pais e professores sobre as melhorias percebidas nas vidas dos seus filhos e alunos. Antes, existiam muitos problemas na escola e em seu entorno. Os professores relatam que tinham medo de chamar atenção dos alunos, porque alguns viam até armados com faca. Agora tudo isso acabou”, conta.

Com uma disciplina que inclui formação de fila diária para cantar os hinos Nacional, do Estado e do Município, orientações sobre o convívio no ambiente escolar, o que inclui forma de se vestir e se arrumar, aulas de reforço e atividades complementares como o cultivo de uma horta coletiva, são alguns dos exemplos que fazem parte da rotina da Escola Tiradentes, em Nova Xavantina.

Hoje Mato Grosso conta 23 escolas Tiradentes, e segundo o Coronel Assis, esse é um modelo de educação que demonstra aos alunos, comunidade escolar e toda a sociedade, a importância de uma estrutura na qual existem regras e respeito.

“Nossas crianças e adolescentes precisam de oportunidades, e a educação é fundamental para isso. Existem benefícios comprovados em se estudar em um ambiente que tenha disciplina e segurança”, pontua.

De acordo com o Ministério da Educação, o índice de desenvolvimento de educação básica (IDEB) das escolas Tiradentes, em Mato Grosso, teve uma média de 6,4 em 2019, dados mais recentes, enquanto que a média das demais escolas foi de 4,5 no Estado.