O ditado popular diz que “quem tem boca vai à Roma”. A expressão sugere que perguntar – ou indicar caminhos – pode fazer com que se chegue a um objetivo de forma mais rápida e certeira. Ainda que menos romantizada do que a visão do conhecido ditado, no mundo do empreendedorismo a indicação também é vista como ferramenta de negócios.
Conforme o Sebrae, as indicações são fundamentais para clientes novos. Também chamada de Referral Marketing ou Marketing de Indicação, a ferramenta possibilita, inclusive, a redução de custos, a retenção de clientes e o aumento na taxa de conversão, já que o possível cliente já chega até o produto ou serviço sabendo o que esperar.
E é neste contexto que um grupo formado por 65 empresários de diferentes áreas de Mato Grosso gerou R$ 6,1 milhões nos últimos sete meses. Na prática, o grupo profissional de networking realiza estudos, cria estratégias de vendas e, claro, faz da indicação uma ferramenta fundamental.
“O que nós fazemos, o que dizemos que é nossa ‘moeda de troca’ é a referência. Ou seja, um vai indicando o serviço do outro e, com isso, gerando realmente negócios. Negócios sólidos e rentáveis”, explica o diretor executivo do BNI em Mato Grosso, Mário Quirino.
Dentro de um grupo, inclusive, os empreendedores não podem fazer a mesma atividade. “As pessoas podem ter a mesma carreira, como por exemplo, serem formadas em Direito ou Arquitetura, mas não podem atuar na mesma área. Isso faz com que o grupo não tenha concorrentes entre si”, completa Quirino.
Outro dado importante é que o balanço financeiro de negócios gerados só é feito após as conclusões do mesmo. “A BNI não trabalha com prospecção no sentido de estimativa do que será gerado. Assim, temos a certeza que quando falamos que R$ 6,1 milhões em negócios foram gerados, é porque realmente foram. Isso significa movimentar a economia local e contribuir para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”, disse Mário Quirino.
Hoje, conforme dados do BNI Brasil, o país possui 250 grupos e juntos já foram gerados em 12 meses cerca de 1,4 bilhão em negócios.