O Hospital São Mateus, em Cuiabá, realizou a primeira cirurgia de ombro por GPS, em Mato Grosso. A nova técnica tem vantagens pré, durante e pós-operatórias, o que inclui mais precisão, melhor posicionamento da prótese e menos dor.
O médico ortopedista Cássio Maurício Telles coordenou a junta, que contou com especialistas vindos do Rio de Janeiro, para a realização do procedimento no Hospital São Mateus.
A artroplastia reversa de ombro, ou mais popularmente conhecida como prótese reversa de ombro, foi realizada para tratar de uma artrose em um paciente que já tinha um importante desgaste ósseo em razão do problema.
“As vantagens cirúrgicas são a maior acurácia no posicionamento da prótese do ombro, menores complicações, e melhor resultado pós-operatório em relação às dores e aos movimentos dos ombros”, explica o médico.
Por meio de um software é feito o planejamento pré-operatório tridimensional, que utiliza tomografia computadorizada para simular como ficará a prótese.
Durante a cirurgia, um computador auxilia o cirurgião a fazer o posicionamento correto dos parafusos e da prótese no ombro. “É igual quando se utiliza um GPS para se encontrar o melhor trajeto, sem intercorrências. Garante-se mais precisão”, pontua.