O ano era 2013 e Alana Alves estava nos preparativos para seu casamento. De Juína, município a 740 quilômetros de Cuiabá e com cerca de 40 mil habitantes, a busca pelo vestido de noiva ideal se mostrou complexa desde o começo.
A cidade, pequena e distante de um grande centro, apresentava poucas opções para Alana, que sempre sonhou em entrar na igreja com um vestido no estilo princesa. A frustração no primeiro momento, no entanto, foi transformada em solução.
“Minha mãe tem um ateliê de alta costura na cidade e minha irmã, Yara, trabalhava com ela desenhando os modelos de vestidos de festa. Até então, nunca tínhamos trabalhado com vestidos de noiva. Foi aí que, juntas, criamos e costuramos meu vestido. Eu, inclusive, fui a responsável por bordá-lo. Na época, postei nas redes sociais e notei uma ótima repercussão. Ali surgia uma semente”, conta Alana.
Ao longo dos anos, a mãe de Alana começou a migrar da alta costura para os vestidos de noiva em Juína. Já Alana e Yara começaram a visualizar novas possibilidades no mercado de casamentos
MERCADO BILIONÁRIO – Mercado, aliás, que teve uma queda nos anos da pandemia de Covid, mas deve encerrar 2022 com uma movimentação de R$ 40 bilhões, de acordo com os dados da plataforma casamentos.com.br.
Foi neste cenário que as irmãs de Juína, Alana e Yara, investiram em um conceito novo no Brasil e aportaram em Cuiabá em agosto de 2022. ‘’Nessa nossa busca por descobrir novas possibilidades, encontramos o Ideal Dresses, que é a primeira franquia brasileira de aluguel de vestidos de noiva com possibilidade de personalizar 100% o vestido. Ou seja, o nosso grande diferencial é que o vestido é montado no corpo da noiva, do jeito que ela sempre sonhou, por um preço acessível e de forma sustentável”, explica Yara.
Assim, já no primeiro atendimento, a consultoria da Ideal entende qual o modelo sonhado pela noiva: sereia, princesa, evasê, semi-seria ou godê. “Todos estes estilos já possuem uma linha minimalista de criação e, de manequins que vão do 36 ao 58. E a partir desses vestidos lisos começamos a personalização: tule, renda, manga e decote, por exemplo. Tudo isso faz com que a noiva já se veja com o vestido logo no início do processo, o que garante uma entrega muito mais ágil e com menos provas de vestido”, completa Alana.
Para o público-alvo, o formato universaliza os corpos, já que permite realmente que as noivas personalizem cada parte do vestido.
“Na minha busca pelo vestido dos sonhos, procurei em diversas lojas de Cuiabá, mas acabava me frustrando porque os vestidos estão prontos e você não pode mudar nada neles a não ser pequenos ajustes. Na parte do busto, ou ficavam grandes demais ou sequer serviam. Na Ideal, consegui uma personalização de 100% no vestido que sempre sonhei”, conta Maria Eduarda Ferreira.