Contato Via

Sua marca sempre tem algo para contar.

NETWORKING

“Rede de contatos é excelente forma de promover negócios”, diz especialista

Networking é uma das principais estratégias do Vale do Silicío e deve ser “copiada”, afirma Mário Quirino

Notícias / Publicado em 04.janeiro.2023

Networking. Uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “rede de contatos” e, conforme o especialista em Desenvolvimento Humano Mário Quirino, alavancar negócios e mudar as perspectivas de empresários e empreendedores.

“O networking é bastante comum em países como os Estados Unidos e, na prática, trata-se de uma rede de relacionamentos e contatos de um profissional com outros profissionais. As pessoas não precisam, necessariamente, serem da mesma área, mas o importante é que tenham objetivos em comum”, afirma Quirino.

A prática, aliás, é bastante difundida e profissionalizada entre empreendedores do Vale do Silício, região americana reconhecida por suas startups e empresas bilionárias como o Google, Intel, Apple, Netflix e Facebook.

“Imagine uma profissionalização do que corriqueiramente fazemos quando somos bem atendidos em um estabelecimento ou recebemos um serviço de qualidade? Pois bem, quando falamos em profissionalizar o networking estamos falando um pouco sobre isso: empresários recomendando e indicando empresários para que todos cresçam. Esse modelo do Vale do Silício deve ser copiado, sim”, completa Mário Quirino, que também é diretor executivo do BNI Brasil em Mato Grosso, grupo de networking profissional.

Como começar? – Depois de entender a importância do networking, o especialista em Desenvolvimento Humano, Mário Quirino, também explica como os empresários podem começar a colocar em prática a ferramenta.

“Participar de eventos é um excelente começo. Você certamente vai aprender muito durante uma palestra, por exemplo, pelo conteúdo em si, mas também terá a oportunidade de conhecer pessoas nesses encontros que poderão te abrir portas. Ou seja, um evento não só pode como fará você criar novas conexões profissionais”, destaca.

Também neste sentido Quirino afirma que cursos, sejam eles presenciais ou onlines, também são formas excelentes de networking. “Outras estratégias são: estar em grupos de redes sociais de assuntos que sejam do seu interesse e, claro, participar de associações ou instituições que possam te conectar a mais pessoas, caso da BNI Brasil, por exemplo”, completa o diretor executivo.