Por Rafael Fares*
A evolução da internet e sua indispensabilidade para a sociedade são fatos que podemos constatar facilmente quando analisamos o nosso próprio dia a dia. Afinal, quem é que consegue ficar longe do smartphone por muito tempo? E esse uso só se tornou tão frequente por conta das possibilidades de conexão que o universo da web proporciona.
Bem verdade, que isso tem trazido diversos problemas, inclusive de saúde emocional, afinal, a interação interpessoal tem sido alterada drasticamente, o que requer atenção sobre as consequências que podem vir a prejudicar o comportamento, interação social, entre outros aspectos.
Por outro lado, não podemos ignorar as vantagens e as incontáveis oportunidades que a internet nos oferece, ainda mais no campo empresarial.
A grande ferramenta que a internet utiliza é a comunicação. A linguagem, os espaços de publicação, as redes sociais, tudo isso nos condiciona de alguma forma, principalmente influencia a forma como tomamos decisões e o que escolhemos para consumir. Não é à toa que a profissão com grande evidência no momento seja a de influencer.
Na comunicação empresarial, com foco na oferta de serviços e produtos para fomentar a interação com os potenciais clientes, o uso dos mecanismos disponíveis na internet precisa estar atento a dois fatores que considero essenciais:
1º – A internet é apenas a ferramenta: não basta disponibilizar um produto ou um serviço, fazer todo o planejamento de comunicação, publicar conteúdo sem ter bom atendimento, agilidade e estoque ou meios de oferecer uma resposta objetiva e factível de forma adequada e esperada pelo cliente;
2º – Não subestime o poder da sua marca e a reputação que ela possui no mercado: muitas vezes, investidores ou empreendedores iniciantes ou com pouca experiência na web subestimam o poder que as redes sociais e até mesmo ferramentas como o Google possuem e a forma como podem impactar positiva ou negativamente a sua empresa.
Chamo atenção para esses pontos porque não basta estar na web; é preciso saber explorar esse universo da melhor forma possível. A internet é, certamente, uma das ferramentas mais dinâmicas que existem, com atualizações frequentes – vejamos o crescimento e impacto da inteligência artificial, principalmente no último ano – e quem não está atento a isso perde oportunidades.
Por isso, aproveite que 2024 apenas começou e planeje como você vai usar a internet e as inúmeras ferramentas disponíveis a favor da sua marca ou a seu favor. Por mais desafiador que possa ser o começo, ninguém escala uma montanha se não começar pela base. E tenho certeza de que sempre há tempo de começar.
Rafael Fares é empresário e sócio-diretor da Engaje, empresa de mídias digitais em Mato Grosso. Contato: rafaelfares@zfcomunicacao.com.